Não existe uma clara definição do que é o insucesso escolar, mas, e partindo do princípio que estamos a falar de dificuldades de atingir das aprendizagens propostas para uma determinada faixa etária, temos de considerar que estamos a falar de algo que deve preocupar todos e os autarcas não são exceção. O insucesso ou o fracasso dos nossos alunos representa o fracasso de toda a comunidade educativa.
Estudos recentemente publicados apontam Malta, Portugal e Espanha como os países onde o insucesso escolar/abandono precoce da escola são maiores, atingindo valores muito perto dos 30%, ora esta é uma realidade que só a comunhão de esforços de todas as partes envolvidas neste processo têm condições para inverter.
Falta de estabilidade familiar, de estabilidade emocional, de capacidades cognitivas e de estímulos no ambiente escolar, são os quatro fatores mais apontados como as grandes causas do insucesso.
Se nos primeiros três dificilmente podemos atuar, é no quarto que a intervenção das autarquias mais se pode fazer sentir; e foi partindo desta premissa que desenvolvemos inúmeras parcerias com o Agrupamento de Escolas de Gavião, iniciando agora mais uma com o lançamento deste projeto que pretendemos inovador, motivador de novos interesses que esperamos que contribua para que a nossa comunidade escolar sinta estimulada todas as suas capacidades.
“Contamos com Todos” foi o nome que demos ao projeto candidatado e aprovado no âmbito dos Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, porque precisamos de todos e pela necessidade de darmos resposta às causas do insucesso, no caso, apetrechando a instituição escolar de mais e melhores meios para ir ao encontro das necessidades do aluno do Sec.XXI.
A Câmara Municipal de Gavião irá dedicar toda a atenção a este assunto e tudo fará que no futuro possamos ser vistos como um exemplo a seguir pelas boas práticas implementadas.
O Presidente da Câmara Municipal
José Fernando da Silva Pio
